VW Passat, Variant – Travas e vidros elétricos não funcionam

VW Passat, Variant – Travas e vidros elétricos não funcionam

Apesar do nome complicado, a rede de comunicação CAN é um sistema de transmissão de dados relativamente simples, e é muito comum se deparar com esse problema no Passat e Variant da linha Volksvagem.

O principal motivo da falha nestes veículos, é a infiltração de água, e como o módulo e os conectores deste sistema ficam relativamente expostos, o problema se torna cada vez mais comum.

O módulo fica localizado no assoalho embaixo do carpete no lado do motorista, dentro de uma caixa de plastico (foto abaixo) e os conectores ficam alojados na coluna logo abaixo do puxador do capô. É necessário desmontar os acabamentos plásticos para poder ter acesso ao módulo.

 

   Em 90% dos casos, o problema pode ser resolvido sem muita dificuldade, então proceda da seguinte forma:

1 Remova os acabamentos que prendem o carpete e o descanso de pé. Os acabamentos saem com facilidade, apenas puxe. O descanso de pé é fixado com uma porca de 6mm.

2 Levante o carpete.

3 Desencaixe a caixa de proteção do módulo de conforto.

4 Abra a caixa e desconecte os plugs.

5 Use limpa contato automotivo para limpar os conectores do módulo e os plugs do chicote.

6 No suporte de conectores abaixo do puxador do capô, solte os plugs um de cada vez e limpe-os.

7 Ao terminar a limpeza, verifique o cabo de aterramento do módulo de conforto. O cabo de aterramento fica próximo ao módulo. Verifique também, se não há umidade no chicote.

8 Agora o mais importante! Verifique que no chicote há dois fios trançados! Estes são os fios de comunicação da rede CAN! Siga-os no chicote e você encontrará uma conexão. É exatamente esta conexão que usualmente interrompe! A oxidação causada pela água que fica estacionada em cima deste chicote, faz com que a conexão oxide e se parta.

9 Após a limpeza, solda e montagem, ligue a chave e aguarde pelo menos um minuto antes de acionar qualquer comando.

O uso do scanner automotivo ajuda a identificar o circuito defeituoso, porém, todas as conexões da rede de acessórios passam pelos conectores descrito acima, então na dúvida, verifique todos.


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Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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