VW Gol Power 1.0 16 V – Perdendo o controle da aceleração (Perdendo o ajuste básico)

VW Gol Power 1.0 16 V – Perdendo o controle da aceleração (Perdendo o ajuste básico)

Marca: VW
Modelo: Gol Power
Motor: 1.0 16 V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção Magneti Marelli IAW 4LV
Problema: Perdendo o controle da aceleração (Perdendo o ajuste básico).
Retorno do Scanner: Falha no ajuste básico.


Histórico/Causa do Problema:
O veículo perdia o controle da aceleração. Ao dar partida funcionava, porém se mantinha no regime de marcha-lenta, como se estivesse sem cabo do acelerador.
O módulo perdia o sincronismo entre o sensor de posição do pedal do acelerador e o atuador da borboleta de aceleração.
Executado o procedimento de ajuste básico via scanner o defeito sumia. Após no máximo quatro partidas o defeito voltava a ocorrer.
Conferido todo o circuito elétrico do acelerador eletrônico. Foi substituída a central de injeção, sensor de posição pedal do acelerador, mas nada solucionou o defeito.
Medida a queda de tensão na bateria durante a partida verificou se que estava normal, porém testando a queda de tensão no fio de alimentação da central de injeção (fio preto que vem da linha +15 ao pino 04 do módulo), verificou-se que a tensão caía abaixo de 9V, fazendo com que a central de injeção perdesse o ajuste básico.
Feito um jumper entre a linha +15 e linha +30 do contato da ignição o defeito deixou de ocorrer.

Solução: Substituição do contato da ignição.

 






Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.